Preparei esse texto super didático pra vocês com alguns sinais descobertos ao longo de muitos estudos que podem ajudar os pais e mamães a acender uma alerta auxiliar em um diagnóstico precoce do autismo e assim aumentar as possibilidades de maior desenvolvimento!
Dividi os principais sinais do autismo em etapas, usando como referência minha prática clínica e o que os principais estudos, livros e o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais em sua quinta edição – DSM-5 aponta. Espero que vocês gostem!
Até o 3º mês:
– Alterações na mirada: olho a olho, não segue os movimentos;
– Bebê mole (ou as vezes rígido) quando coloca-se no braço;
– Indiretente do rosto: bebê sério;
– Dificuldade em atender as pessoas;
– Não é sensível a voz;
– Transtorno da alimentação; sucção deficiente, mamada lenta, recusa o seio ou mamadeira, regurgitação;
– Transtorno do sono: silencioso ou agitado, chora dia e noite e as vezes hipersonia.
Do 3º ao 6º mês:
– Bebê demasiado calmo ou as vezes demasiado nervoso (excitado, irritado);
– Hopotonia (as vezes hipertonia);
– Ausência ou defeito de ajusre postural: impressão de boneco de pano, ausência de gestos de agarrar-se;
– Ausência ou rareza de sorriso;
– Pouca expressividade facial, cara triste indiferente;
– Dificuldades no contato visual, olhada vazia, estrabismo;
– indiferente aos sons /ou hipersensibilidade a certos sons;
– Ausência ao atraso no falatório;
-Particular interesse pelas mãos, as vezes movimentos rítmicosno berço;
– Ignora brinquedos;
– Transtorno do sono, alimentação digestivo.
Sinais correspondentes ao 2º semetre
– Dificuldade no ajuste postural: quando está nos braços se mantêm a uma certa dstância, se tira vai para trás;
– Dificuldade no contato visual, não olha para as pessoas, não se fixa nos objetos, as vezes dá impressão de cegueira ( mas pode interessar-se em detalhes, pegar um cabelo um alfinete, fixar sua olhada nas luzes, objetos que giram);
– Pouca expressividade facil;
– Ausência de condutas de imitação.
– Indiferença aos sons e/ou reações parabólicas ao sons, impressão de surdez, mas se interessa por música ou sensaçãode pavor a certos ruídos;
– Fala pobre ou não se comunica;
– Isolamento, afastamento afetivo;
– Impressão de ter uma inteligência;
– Não se interessa pelas pessoas;
– Ignora os brinquedos ou os utiliza de forma não habitual (golpeia, os leva a boca);
– Balanceio, jogo de mãoes e de dedos diante dos olhos;
– Não apresenta angustia de separaçao;
– Não apresenta reações de ansiedade diante de uma pessoa estranha ou desconhecida;
– Medos e temores não habituais ( situações novas, alguns ruídos);
– Transtorno do sono: insônia ou hipersonia;
– Dificuldade de alimentação: rejeição a colher, de alimentos novos, do pedaços da comida. Anorexia, vômito, gosto particular.
Sinais correspondentes ao 2º ano
– Marca e motricidade peculiares: marcha sobre a ponta dos pés, agito os os braços, balanceios;
– Dificuldade no ajuste postural;
– Preensão arcaica, coordenação oclomanual deficiente;
– Hipoatividade com dificudade para explorar o ambiente ou hiperatividade em limites;
– Esteriotipias, balanceio;
– Dificuldades no olhar: dificuldade de ateçnção visual, olhada particular (periférica, breve) se fixa muito tempo nos detalhes;
– Alterações na percepção auditiva, interesse pela música;
– Pouca expressividade facial, diminuição/ausência de gestos simbólicos;
– Linguagem ausente ou pertubada: palavras/sons sem sentido;
– Transtorno na compreensão verbal e não verbal;
– Dificuldade de contato com as pessoas (retraimento, ausência de interesse, prefere está só, etc.);
– Ansiedade, medo muito evidente;
– Ignorar os objetos ou utilizade forma não habitual (cheirar, lamber, girar…);
– Não realiza jogos de faz de conta;
– Interesse particular ( fonte luminosa, jogo de sembra, reflexo, objetos que giram);
– Transtorno alimentares.
Desconfie sempre:
1. Contato visual pobre
2.Ausência ou pobreza nos balbucios
3. Ausência de gestos sociais (mandar beijo, dar xau, são gestos presentes já aos 11meses);
4. Não se interessa por outras pessoas;
5. Problemas no humor
*Encaminhar para intervenção precoce!!!*