O que é TDAH?

Compartilhe este conteúdo:

O que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta ainda na infância, é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade e essas características trazem prejuízos educacionais, sociais e laborais.

O TDAH é resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal.

Quando pessoas que possuem este distúrbio tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar, como acontece nas pessoas que não apresentam o transtorno e esse mau funcionamento de certas partes do cérebro, leva a uma má comunicação entre os neurônios e falta de sincronização entre diversas partes do cérebro.

Atualmente temos uma descrição de 18 sintomas que podem caracterizar o transtorno, mas os Sintomas mais comuns são:

  • Falta de atenção a detalhes e hábito de cometer vários erros por descuido;
  • Dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades;
  • Dificuldade para organizar tarefas e atividades;
  • Hábito de evitar e relutar se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;
  • Ser facilmente distraído por estímulos externos;
  • Ser esquecido em relação às atividades cotidianas, e em alguns casos sintomas como agitação, inquietação, dificuldades para conseguir ficar sentado em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que a pessoa permaneça sentada;
  • Correr ou subir nas coisas em situações em que isso não é apropriado, as vezes pode Falar demais;
  • Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;
  • Dificuldade de esperar sua vez;

    Em geral, é preciso que a criança apresente seis ou mais dos 18 sintomas descritos nos manuais diagnósticos e por mais de seis meses antes de ser feito o diagnóstico de TDAH. Em adultos ou adolescentes, é preciso apresentar apenas cinco destes sintomas.

    O tratamento precoce do TDAH é fundamental para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e tenha qualidade. Por isso, é imprescindível que os sintomas sejam logo identificados e o problema seja tratado corretamente.

Deixe seu comentário: